Livro de Matemática

Razão e Proporção

O conceito de razão e proporção é de grande importância não só na matemática como também no nosso dia a dia. Podemos encontrar esse conceito ao ampliar uma imagem, ao assistir um a filme de terror em que um inseto possui tamanho gigante, totalmente fora da realidade; entre outros casos.

Razão

A razão nada mais é do que a divisão entre dois números, ou seja, a razão do número a para o número b (diferente de zero) é o quociente de a por b. Além disso, a razão serve para comparar duas grandezas.
Indicamos:

a
b
ou a : b

(lê-se: a para b)

Os números a e b são os termos da razão; a recebe o nome de antecedente (numerador) e b, consequente (denominador) da razão.

Exemplo 1

Na fila de um guichê de venda de ingressos em um estádio de futebol, havia 48 torcedores, sendo 20 palmeirenses e 28 corintianos. Qual a razão entre o número de palmeirenses e o número de corintianos? Explique.


20
28
=
5
7

Isso significa que para cada 5 palmeirenses havia 7 corintianos.

Exemplo 2

Um automóvel percorre 160 km em 2 horas. Qual a razão entre a distância percorrida e o tempo gasto em percorrê-la?


160 km
2 h
= 80 km/h

Podemos dizer que esse automóvel faz em média 80 km em 1 hora.

Proporção

A igualdade entre duas razões recebe o nome de proporção. Aprendemos que a : b e c : d são razões; então, se igualarmos essas duas razões teremos uma proporção.

a
b
=
c
d

(Lê-se: a está para b, assim como c está para d)
Os números a e d são chamados extremos, e os números b e c são chamados meios.
Na proporção anterior, se realizarmos a multiplicação cruzada, teremos:

ad = bc

O que nos permite dizer que:

Em toda proporção, o produto dos meios é igual ao produto dos extremos.

Exemplo 1

Na bula de um remédio pediátrico recomenda-se a seguinte dosagem: 5 gotas para cada 2 k do “peso” da criança. Qual a dosagem correta para uma criança com 12 kg?


5 gotas
2 kg
=
x
12 kg

2x = 5 • 12
2x = 60
x = 30 gotas

Exemplo 2

Num concurso público, constatou-se que a razão entre o número de homens e o de mulheres era 3/5. Se o total de inscritos era 1600 pessoas, determine:

a) o número de mulheres que fizeram o concurso.
b) a razão entre o número de aprovados e o número total de inscritos, sabendo que 5/12 dos homens foram aprovados e 17/25 das mulheres não conseguiram aprovação.


Vamos determinar, inicialmente, que x representará o número de homens e y o de mulheres.

a)

3
5
=
x
y

Logo, 3y = 5x

x =
3y
5

x + y representa o total de inscritos.

x + y = 1600

3y
5
+ y = 1600
3y + 5y
5
= 1600

y = 1000. Logo, 1000 mulheres fizeram o concurso.

b)

O total de inscritos foi de 1600. Logo, 1000 + x = 1600 ⇒ 600 homens fizeram o concurso.
O problema informou que 5/12 dos homens foram aprovados.

5
12
600 = 250 aprovados

O problema informou também que 17/25 das mulheres foram reprovadas.

17
25
1000 = 680 reprovadas

1000 – 680(reprovadas) = 320 (aprovadas)

Visto que o problema pede a razão entre o número de aprovados e o número total de inscritos, temos:

250 (homens) + 320 (mulheres)
1600
=
570
1600

A resposta é:

57
160

Transformações

Vamos realizar algumas manipulações nos termos de uma proporção com a finalidade de descobrir algo novo. Tomemos, como exemplo, a proporção abaixo.

3
4
=
15
20

Realizando a multiplicação cruzada, temos: 3 • 20 = 4 • 15 → 60 = 60.
Ao fazer as manipulações com os termos da proporção, tome cuidado para que a igualdade dos produtos dos extremos e dos meios seja mantida.

• Alternando os extremos:

20
4
=
15
3
⇒ 20 • 3 = 4 • 15

• Alternando os meios:

3
15
=
4
20
⇒ 3 • 20 = 15 • 4

• Invertendo os termos:

4
3
=
20
15
⇒ 4 • 15 = 3 • 20

• Transpondo as razões:

15
20
=
3
4
⇒ 15 • 4 = 20 • 3